quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

YITRÓ - JETRO



YITRÓ - Jetro

Êxodo : 18: 1 a 20:26
Isaías 6:1 a 7:6 e 9: 6 e 7
Mateus 3:13 a 17 e Atos 1: 1 a 2: 47

Esta PARASHÁ é um grande tesouro de Deus para nós, onde aprendemos a respeito de AUTORIDADE ESPIRITUAL.

Será que O GRANDE MOSHÊ RABEINU, era um homem sujeito à Autoridade de alguém? Será que ele tinha de dar satisfação a alguém do que Deus falava com ele? Para quem um homem tão grande, poderoso e de sucesso como Moisés prestaria contas?

Se você é daqueles que entende que porque Deus fala contigo, você não deve satisfação à ninguém; Se já procurou ao teu pastor dizendo: O Meu tempo neste ministério já acabou! Pois Deus falou comigo! E outras coisas mais que temos visto ocorrer no meio da igreja de Cristo, por pessoas que se tornaram juízes de suas próprias cabeças, vejamos juntos o testemunho de MOSHÊ, o Nosso Mestre, Ele ensina sobre Submissão e Autoridade, assim como O Nosso MASHIACH GLORIOSO... Vamos voltar um pouquinho atrás, num texto quase desapercebido da PARASHÁ SHEMOT.

(Deus falou a Moisés): "Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer os sinais. "Saindo Moisés, voltou para Jetro, seu sogro, e lhe disse: Deixa-me ir, voltar a meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Disse-lhe Jetro: Vai-te em paz."  (Êxodo 4:18)

A primeira coisa notável, no relacionamento entre Moisés e Jetro é que MOSHÊ, verdadeiramente o reconhecia como alguém importante e sobre quem não só buscou e achou abrigo, mas, que respeitava profundamente, pois nas últimas 4 décadas, tornaram-se tão amigos, sendo Jetro quem abrigara Moisés, lhe dera por mulher sua filha, trabalho, e quem protegia seus filhos.

Moisés muito diferente de alguns jovens e outros tantos doentes no meio cristão, não buscaram seus líderes para dizer: Deus me disse isso ou aquilo e eu vou fazer, ou nós temos que fazer, ou você (pastor, líder), tem que fazer.... Moisés sequer ousou falar que Deus tinha lhe dito qualquer coisa. Ele talvez respeitasse a maneira de Jetro ser e não lhe confrontou, buscou no entanto sua aprovação, seu aval, sua bênção.

Vai-te em Paz!
Quando David foi matar a Golias, Saul o abençoa dizendo: Vai-te e que O Eterno seja contigo!

Deus não havia ungido a David; Deus não havia falado com Moisés, SIM, CLARO QUE SIM!

Mas, as maiores vitórias na Palavra de Deus foram conquistadas por pessoas absolutamente submissas àqueles que lhes confiaram e lhes enviaram.

Moisés vai para O Egito sozinho, com apenas o seu bordão, mas, algum tempo depois volta com cerca de DOIS MILHÕES DE PESSOAS atrás dele. Eram O POVO DE MOISÉS, os escravos a quem ele foi libertar...

O REENCONTRO

De um lado Moisés, observado por seu povo, O Grande Libertador de Israel, O Líder Supremo do Êxodo, se encontra com um velho, que vem sozinho conduzindo a mulher e os filhos de Moisés... Como MOSHE se posiciona, torna-se um exemplo para nossas vidas e para a Igreja de Cristo!

1 - Moshe se prostra diate de seu sogro.

Como escrevi, atrás de Moisés havia dois milhões de pessoas olhando para o seu grande líder e imaginem só o que eles pensaram quando viram O Libertador do Egito prostrar-se diante de seu Sogro. Talvez, tivessem se perguntado: Quem é este homem tão importante a ponto  de Moisés se curvar diante dele?

Era a Autoridade Espiritual a quem Moisés se submetia.

2 - Moshe dá relatório de tudo o que havia realizado para libertar o povo do Egito.

Claro que não descartamos a ideia que não tenha sido uma prestação de contas, mas, o compartilhar de tanto bem que Deus fizera a Moisés e ao seu povo com alguém tão importante para Moisés, mas, este fato não é isolado e portanto precisa ser visto no conjunto de tudo o que ocorre nesta Porção da Torah.

3 - Jetro reconhece que O Eterno é maior do que os outros deuses.

A pessoa a quem Moisés se submetia declarou: "Agora sei que O Eterno é maior que os outros deuses" - AGORA? Jetro, sacerdote de Midiã, não tinha uma experiência com Deus como Moisés, mas, ainda assim Moisés e submisso ao seu sogro antes da fama e depois dela.

4 - Jetro oferece sacrifícios e holocaustos a Deus.

É muito comum no meio cristão, quando se celebra um aniversário, ainda que na casa de alguém ou num buffet, o pastor, ou a autoridade espiritual de maior nível ou maturidade, faz a oração pelo aniversariante. Assim se dá em almoços, festas, etc... Não é que Moisés deixa o seu sogro, diante de seu irmão (que seria O Sumo Sacerdote), e diante de todo o povo oferecer sacrifícios para Deus? Jetro que acabara de reconhecer que O Nosso Deus é maior que os outros deuses, diante de todo o povo, diante de sua familia, dos anciãos de Israel, oferece sacrifícios, porque Moisés lhe permite ocupar um espaço, que ninguém teria dúvida que seria apenas dele.

5 - Jetro supervisiona o trabalho de Moisés.

Não sei se já teve a oportunidade de estar escrevendo algo num computador e alguém lhe supervisionar por cima de seus ombros. Se normalmente erramos algumas palavras e temos que voltar e voltar para corrigir, quando há alguém olhando a tensão nos faz errar muito mais. Pois de manhã até à noite Jetro ficou observando todo o trabalho de Moisés, sem que este demonstrasse em hipótese alguma qualquer tipo de descontentamento.

6 - Jetro critica Moisés.

Se já não bastasse ficar de olho sobre o tudo o que Moisés fazia, Jetro faz uma dura crítica a seu genro dizendo: "não é bom o que fazes", pense se por muito menos você já não explodiu com algum chefe seu ou mesmo com algum pastor ou líder da igreja. Moisés ouviu pacientemente as críticas de seu sogro, porque Moisés o respeitava como a sua Autoridade Espiritual.

7 - Jetro aconselha Moisés sobre o que ele deveria fazer.

Para não discutir com a esposa, talvez até Moisés honrasse seu sogro, desse relatórios de suas peregrinações a ele; até suportasse seu sogro bisbilhotando sobre seu trabalho, mas, Moisés vai muito além disso em submissão à sua Autoridade. TUDO O QUE JETRO diz a Moisés como Conselhos, O Libertador de Israel acata como conselhos vindos da parte de Deus.

Por fim Moisés despede-se de seu sogro lamentando sua partida e desejoso de que seu sogro vivesse com ele com sua nação. É sabido que Jetro é o antepassado dos Druzos, povo que ainda em nossos dias vive em meio do povo judeu, e até serve ao Exército de Israel, já que o relacionamento de Moisés com seu sogro foi algo tão extraordinariamente exemplar.

Fiel no pouco colocado sobre o muito

Os dias foram se passando e o primeiro dia do terceiro mês chegou. O povo estava peregrinando há quase 7 semanas inteiras, e O Eterno tinha algo reservado para este quinquagésimo dia (PENTECOSTES - 50 dias). Deus ordenou que Moisés santificasse todo o povo, e na manhã do quinquagésimo O Monte Sinai onde Moisés outrora tinha visto O Eterno falar com ele do meio dos espinhos, agora inteiro estava chacoalhando, em seu topo uma Nuvem Negra e fogo e relâmpagos e trovões e vozes e toda a nação temeu a Presença do Eterno e Moisés foi ao seu encontro e tudo o que O Eterno disse, Moisés obedeceu e compartilhou fielmente com toda a nação de Israel e hoje conosco. Lá O Eterno entregou a MOSHÊ as tábuas da Lei, com as Dez Palavras.

Quando Yeshua vai até Yohanam seu primo, filho de Zacarias, para que fosse batizado, vemos o constrangimento de João, dizendo-lhe que não era digno de desatar as correias de suas sandálias e que era Jesus quem o deveria batizar e não o contrário, mas, da mesma maneira que a vida de Moshê nos ensina, não há autoridade se não houver submissão.

A absoluto desprendimento de Moisés diante de seu sogro, só por conta da autoridade que ele exercia, não importante se ele era melhor, mais capaz, mais inteligente ou rico, ou qualquer outra coisa. Ele era A AUTORIDADE que Deus havia levantado sobre a sua vida (PONTO).

João era aquele de quem diziam os profetas, o que prepararia O Caminho para O Eterno. Jesus vai até João e submete-se porque a autoridade que está sobre João é a de PAI, que enviou a YESHUA. Esta é a Lição. A Autoridade vem de Deus, e então nos submetemos a ela, e com isso adquirimos esta autoridade para que possamos exercer A Autoridade de Deus aonde Ele nos enviar.

O Momento mais glorioso de MOSHÊ estava por vir, assim como o Momento em que Yeshua seria cheio da Plenitude do RUACH HAKODESH e O ABA lhe diria publicamente: "Este é O Meu Filho amado e Eu estou muito feliz com Ele!"

A associação destes fatos, O nome de JETRO, justamente na PARASHÁ que fala da outorga da TORAH no Monte Sinai, talvez nos mostre um Caminho a seguir, um seguro caminho... O Caminho da humildade, da obediência da dependência de Deus, na confiança nos tempos e propósitos eternos.

Cerca de quinhentas pessoas ouviram Yeshua, ordenar que fossem para Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder... Apenas 120 obedeceram, e estas que obedeceram viveram O ÊXTASE, que outrora O Monte Sinai experimentara - A PRESENÇA DE DEUS!

Lá atrás o povo pediu que Moisés fosse o intermediário entre Deus e o povo, mas, estas 120 pessoas, entenderam que só há um intermediário entre Deus e os homens, O MASHIACH que se fez homem, YESHUA, e com revelação tão grande eles agora estavam como O Monte Sinai naquele dia inesquecível... Sobre suas cabeças línguas como de fogo.

No Sinai a nação disse: "NAASSÊ VENISHMÁ" - Faremos e obedeceremos, em PE ECHAD (numa só boca - em uníssono), nos dias dos Apóstolos todos os cerca de 120 homens e mulheres foram Cheios da Presença de Deus e em muitas línguas falavam todos a mesma coisa, falavam sobre:

AS MARAVILHAS DE DEUS



KI MITZION TETZSEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário